Ministro do Supremo Tribunal Federal aprova denúncia contra ex-assessor por vazamento e desinformação

O ministro Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (7) para aceitar a denúncia da Procuradoria‑Geral da República (PGR) contra o ex-assessor Eduardo Tagliaferro, seu antigo auxiliar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), transformando-o em réu por vazamento de dados sigilosos e participação em esquema de fake news.

Tagliaferro chefia a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no TSE entre 2022-2024 e agora é acusado de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação e tentativa de derrubar o Estado Democrático de Direito, segundo a PGR.

A votação corre no plenário virtual da Primeira Turma do STF, e ainda dependem dos votos dos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, que têm até a próxima sexta-feira (14) para se manifestarem.

Se a decisão for mantida, o ex-assessor poderá enfrentar pena que soma até 22 anos de prisão por participação no esquema de desinformação que visava atacar a credibilidade do sistema eleitoral e do STF/TSE, segundo os autos.

Fonte: Diário do Centro do Mundo (DCM)

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.