Senador dispara contra anúncio de envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza e oculta valores reais destinados pelo Executivo ao Rio Grande do Sul

O senador Flávio Bolsonaro utilizou suas redes sociais no domingo (19) para atacar a primeira-dama Janja pelo anúncio de envio de ajuda humanitária à Palestina.

Durante o discurso da primeira-dama numa reunião da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), em Roma, o governo anunciou que irá enviar alimentos, medicamentos e itens de primeira necessidade à população da Faixa de Gaza.

Flávio questionou o gesto afirmando: “Belo gesto de patriotismo, não é?! Por exemplo, milhares de brasileiros ainda desabrigados por causa de chuvas no Rio Grande do Sul em 2024, mas Lula e Esbanja continuam ignorando. Mas estão mais preocupados com Gaza…”

O senador afirma que o governo estaria ignorando vítimas no Brasil, mas omitindo o fato de que já foram alocados pela União R$ 111,6 bilhões para a reconstrução do estado gaúcho — valor bem acima dos R$ 6,9 bilhões da iniciativa estadual.

A fala também revela dois vetores essenciais da disputa política atual:

  • De um lado, a direita bolsonarista aproveita a ajuda internacional como alvo para atacar o governo, construindo narrativa de “despriorização dos brasileiros”.
  • De outro, o episódio demonstra a tendência de manipulação dos fatos — omitir valores, ignorar contextos, focar apenas no simbolismo — para consolidar ressentimentos e polarizar.

Para o observador progressista, o episódio evidencia o uso político-ideológico da pauta de solidariedade internacional. E isso não apenas mina a credibilidade de agentes como Flávio Bolsonaro, mas também fragiliza o papel do Brasil no Sul Global como país que conjuga solidariedade e soberania.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.