Em vídeo publicado nos EUA, ex-deputado cassado critica marca por comercial com atriz “declaradamente de esquerda” e conclama boicote após polêmica nas redes

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tornou-se um dos principais alvos da polêmica em torno da nova campanha publicitária da marca Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres. Em um vídeo divulgado em seu perfil nas redes sociais, o político declarou que jogou um par de chinelos da marca no lixo, conclamando seus seguidores a boicotar a empresa por considerar a propaganda “política” e contrária ao campo ideológico de direita.

Morando nos Estados Unidos desde fevereiro de 2025, após ter o mandato cassado pela Câmara dos Deputados por faltas excessivas, Bolsonaro apareceu no vídeo criticando duramente a escolha da atriz para representar a campanha. Para ele, Fernanda Torres é “pessoa declaradamente de esquerda” e teria, segundo suas palavras, valores que estariam em oposição aos de seus seguidores.

Reação à campanha

A campanha da Havaianas causou repercussão nas redes ao apresentar Fernanda Torres dizendo que deseja que as pessoas “comecem 2026 com os dois pés”, em contraposição à expressão tradicional “começar o ano com o pé direito”. A brincadeira, que por muitos consumidores foi interpretada como uma mensagem lúdica de positividade para 2026, foi lida por setores da direita como uma provocação ideológica — apesar de não haver qualquer referência política direta no comercial.

Após a divulgação do vídeo, Bolsonaro afirmou que se sente “enganado” pela marca, que considerava um “símbolo nacional”, e reforçou o pedido de boicote. Ele também comparou a campanha a outros casos de marcas que teriam supostamente se “descolado da realidade” política, sugerindo que isso pode gerar prejuízo comercial.

Polêmica nas redes

Nas redes sociais, a reação à campanha dividiu usuários. Partidários da direita aprofundaram críticas à Havaianas e à atriz, enquanto outros internautas apontaram que a interpretação política da propaganda é exagerada e que ela simplesmente usa uma metáfora popular de forma criativa — sem intenção de posicionamento político explícito.

Até o momento não houve manifestação oficial da Havaianas ou de Fernanda Torres respondendo às acusações e pedidos de boicote circulando nos perfis públicos das redes sociais.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.