Câmara dos Deputados cancela passaportes diplomáticos de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Após cassação de mandatos, documentos oficiais são invalidados; medida atinge também familiares

A Câmara dos Deputados do Brasil cancelou os passaportes diplomáticos dos ex-deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), em consequência da perda de seus mandatos parlamentares decretada pela Mesa Diretora da Casa no último dia 18 de dezembro.
A invalidade dos documentos foi registrada nos sistemas oficiais de transparência da Câmara e atinge também os passaportes diplomáticos das esposas e filhos de ambos, que perdem automaticamente essa prerrogativa com a cessação do mandato.
Medida segue regras internas da Câmara
Conforme o regimento interno da Câmara dos Deputados, passaportes diplomáticos são vinculados à condição de parlamentar em exercício e deixam de ser válidos quando o mandato se extingue. A Segunda Secretaria da Câmara oficializou o cancelamento por meio de ofícios encaminhados aos ex-deputados, que foram comunicados da decisão e tiveram seus documentos invalidados junto ao Ministério das Relações Exteriores.
Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos
Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o início de 2025, onde tem se mantido em solo estrangeiro em meio a investidas políticas e jurídicas relacionadas a processos que envolvem sua família e aliados. Ele perdeu o mandato por ultrapassar o limite de faltas às sessões legislativas.
Nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que o cancelamento do passaporte diplomático teria o objetivo de “impedi-lo de atuar no exterior” e insinuou que decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) estariam por trás das restrições à sua continuidade no país.
O ex-deputado chegou a dizer que cogita solicitar um chamado “passaporte de apátrida” — um documento de viagem concedido a pessoas sem nacionalidade reconhecida — para permanecer nos Estados Unidos após a perda do passaporte brasileiro.
Caso Ramagem
Alexandre Ramagem, também ex-deputado pelo PL e ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), teve o mandato cassado após ser condenado pelo STF a 16 anos de prisão por participação na tentativa de golpe de Estado no Brasil, em um processo relacionado à Ação Penal 2668.
Antes da sentença, ele já havia fugido para os Estados Unidos, tornando-se foragido da Justiça brasileira. O cancelamento do passaporte diplomático reforça a retirada de prerrogativas que eram ligadas à condição de parlamentar.

Jillibet, huh? Never heard of it before. Always be careful and do some research before putting too much money on an unfamiliar site. Here’s the link to checkout: jillibet
Just checked out 777win66, and I gotta say, not bad! The selection of games is pretty decent and the site is easy to navigate. Definitely worth a look if you’re searching for a new place to try your luck! Check it out here: 777win66