Ex-presidente internado há vários dias terá bloqueio do nervo frênico esquerdo após tentativa anterior não surtir efeito, dizem médicos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está internado no Hospital DF Star, em Brasília, deve passar nesta segunda-feira (29) por um novo procedimento médico para tentar conter uma crise persistente de soluços, informou a equipe de saúde responsável pelo seu tratamento.

Segundo boletim médico e reportagens divulgadas pela imprensa, os médicos programaram o bloqueio do nervo frênico esquerdo como complemento a uma intervenção anterior realizada no fim de semana — um bloqueio anestésico do nervo frênico direito — que não surtiu o efeito esperado para cessar os episódios de soluço que têm se repetido nos últimos dias.

O procedimento, considerado pouco invasivo, é voltado para interromper estímulos no diafragma, músculo que influencia diretamente os soluços. Após a última intervenção, Bolsonaro chegou a apresentar elevação da pressão arterial, mas a equipe afirma que ele se encontra estável, sem soluços no momento, e sob observação constante.

A internação de Bolsonaro teve início na última quarta-feira (24), quando ele foi transferido para o hospital para uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apesar de o ex-presidente estar cumprindo pena após condenação no âmbito de um processo de tentativa de golpe de Estado de 2022.

De acordo com a equipe médica, a novidade no tratamento não deve alterar a previsão de alta hospitalar, que pode ocorrer em até sete dias, incluindo acompanhamento clínico, fisioterapia de reabilitação e medidas de perfilaxia de trombose venosa no pós-operatório.

O novo bloqueio do nervo frênico — programado para hoje — será avaliado para medir a eficácia no controle da crise de soluços e definir os próximos passos do tratamento clínico, que segue sob monitoramento contínuo pelos médicos.

Compartilhe:

1 comentário em “Bolsonaro deve passar por novo procedimento médico para conter crise de soluços nesta segunda-feira

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.