Com o encerramento dos embargos no STF, advogados já apontam data provável para início da pena de 27 anos e 3 meses

A defesa de Jair Bolsonaro está convencida de que o ex-presidente será encaminhado à Penitenciária da Papuda entre 26 e 27 de novembro — após a publicação do acórdão que rejeitou os embargos de declaração.
O cálculo leva em conta o prazo de cinco dias que começa a contar a partir da publicação do acórdão — prevista para 18 de novembro — e que se encerraria no domingo 24, prorrogando-se para o primeiro dia útil subsequente.
No Distrito Federal, fontes ligadas ao processo projetam que a ordem de prisão poderá sair entre a última semana de novembro e início de dezembro, conforme os trâmites que envolvem o STF, o ministro Alexandre de Moraes e os recursos pendentes.

Esse movimento marca um avanço decisivo na execução da condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão pelo caso da tentativa de golpe. A defesa prepara-se, mas avalia que os embargos infringentes não possuem fundamento suficiente para reverter a condenação — o que deixaria o caminho livre para a ordem de prisão.

Para além do cálculo técnico-jurídico, o episódio carrega um simbolismo político potente: se Bolsonaro for efetivamente levado à Papuda nessa data estimada, ficará claro que a institucionalidade funcionou apesar das pressões da vassalocracia. A democracia, a estes olhos, respira.
Fonte: Diário do Centro do Mundo.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.