Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba, é afastado após ação da Polícia Federal investigar esquema de contratos irregulares na saúde pública

O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos) — conhecido como “prefeito tiktoker” por seus vídeos nas redes sociais — foi afastado do cargo nesta quinta-feira (6), por decisão judicial a pedido da Polícia Federal, que apura supostos desvios de verba pública destinados à saúde municipal.

O afastamento tem prazo inicial de 180 dias — podendo ser prorrogado conforme o avanço das investigações. O vice-prefeito, Fernando Costa (PSD), assume interinamente a administração da cidade.

A investigação da operação — considerada segunda fase da Operação Cópia e Cola — mira fraudes envolvendo contratações de organizações sociais para gerenciar unidades de saúde, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos e bens dos investigados bloqueados em cerca de R$ 6,5 milhões.

Rodrigo Manga, que acumula milhões de seguidores nas redes sociais — mais de 3,3 milhões no TikTok — afirmou em vídeo que o afastamento “vai fazer nosso nome soprar ainda mais”. Ele alegou ser alvo de retaliação: “me afastaram do cargo… mas não vou desistir de Sorocaba, nem do Brasil”.

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.