A Primeira Turma do STF retoma os trabalhos para decidir se 12 acusados viram réus por crimes antidemocráticos

A Primeira Turma do STF dará início nesta terça-feira (11) ao julgamento do chamado “núcleo 3” da denúncia oferecida pela Procuradoria‑Geral da República (PGR) contra integrantes da trama que visava abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada.
Segundo o cronograma divulgado, as sessões virtuais marcarão o momento em que a Turma avaliará se são suficientes os indícios para transformar em réus 12 pessoais ligados às ações táticas do golpe, entre militares da reserva do Exército e agentes da Polícia Federal.
O julgamento representa etapa decisiva para o desfecho do processo da Ação Penal 2668, que já condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados e agora avança contra os grupos denominados núcleo 1, núcleo 2 e núcleo 3 da operação.
A repercussão é ampla: uma eventual aceitação da denúncia pelo STF significará que os acusados terão de responder criminalmente por fatos como tentativa de golpe, enquanto sua rejeição abriria brechas para revisar o emprego de força militar e dos aparatos estatais no pleito de 2022.
Fonte: BandNews TV

Compartilhe:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.